Muitas pessoas que estão pensando sobre o futuro terminam se perguntando o que é previdência privada e se realmente vale a pena fazer esse tipo de investimento.
Esse modo de aposentadoria teve um grande crescimento no Brasil em 2019, após ocorrer a aprovação da reforma trabalhista.
E o aumento na procura não parou por aí. De acordo com a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), entre janeiro e maio de 2021, houve um crescimento na captação líquida de 91,7%.
Já em 2022, houve um aumento de 12,2% na contratação de planos de previdência durante o primeiro semestre em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Superintendência de Seguros Privados.
Tudo isso mostra a importância de você saber o que é previdência privada para não ficar de fora dessa modalidade que não para de crescer no Brasil. Continue lendo e saiba mais.
Afinal, o que é previdência privada?
Para entender o que é previdência privada, deve-se compreender um pouco mais sobre o sistema de aposentadoria público aqui do Brasil.
Essa modalidade, oferecida pelo Governo Federal, consiste na coleta de valores mensais que dependem diretamente do salário recebido.
Após alcançar o tempo de contribuição mínimo, é feito uma média dos salários recebidos durante a vida e o recém-aposentado ganha 60% desse valor, podendo aumentar essa porcentagem com anos extras de trabalho.
A previdência privada é similar, mas não está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social, podendo ser contratada por qualquer pessoa em um banco ou corretora.
Existem diversas diferenças entre a social e a privada, como:
- é possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade,
- o valor pode ser coletado no caso de desistência,
- é cobrado impostos na coleta.
Como funciona?
A partir da definição do plano que se deseja seguir, será estabelecido os valores investidos e a periodicidade, então os fundos coletados serão colocados em investimentos de renda fixa e variável.
Você não precisará se preocupar com a escolha das ações, que é feita pela própria instituição visando segurança e rendimento a longo prazo.
Após o período do plano ter passado, é possível fazer o resgate dos aportes e dos seus rendimentos de duas formas:
- saque único,
- renda temporária, ou seja, saques mensais ao longo de anos.
Quais as vantagens desse tipo de aposentadoria?
A previdência privada está se popularizando entre todas as classes econômicas, inclusive entre aqueles que contam com uma renda alta.
Isso se dá por ser um investimento seguro e que oferece muitas possibilidades. Você pode fazer aportes mensais ou um único, por exemplo.
Também é possível definir o tempo para fazer o resgate ou, em casos de emergência, realizar a desistência do plano.
Além disso, há três grandes vantagens que fazem muitas pessoas optarem por investir em previdência privada:
Possibilidade de mudar de fundo e de instituição
Se você não estiver satisfeito com as taxas cobradas ou com o rendimento do fundo escolhido, é possível pedir a portabilidade para outra modalidade ou ainda para outra instituição bancária.
Há algumas instituições que fazem todo esse processo de forma gratuita e outras que cobram uma pequena taxa. Por isso, leia bem o contrato que você irá assinar para verificar como funciona a portabilidade, entendendo o prazo desse processo e se há alguma cobrança ou não.
Vale ressaltar que isso não ocorre a partir do resgate do dinheiro e do seu reinvestimento. Realmente ocorre uma transferência para outra modalidade ou outra instituição bancária.
Não tem uma faixa etária definida
Quando falamos sobre o que é previdência privada, normalmente pensamos em pessoas mais velhas que estão preocupadas com o seu futuro, mas isso é um grande mito. Qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, pode investir nessa modalidade.
Há instituições que permitem que até mesmo crianças possam fazer esse investimento, sem necessariamente precisar fazer aportes mensalmente ou dentro de um período definido. Como já falado, é possível personalizar o plano dentro dos seus desejos e necessidades.
Não possui come-cotas
Todos os fundos da previdência privada são colocados em investimentos de renda fixa e variável, por isso, é comum encontrar pessoas que se preocupam com o come-cotas.
Essa taxa é cobrada semestralmente sobre todos os rendimentos produzidos por meio de fundos, sendo recolhido no último dia útil de maio e novembro.
No caso dessa modalidade, isso não acontece, uma vez que há a ausência de come-cotas. Mas atenção: isso não quer dizer que não há tributação!
A previdência privada permite que o investidor escolha sua modalidade de tributo:
– Plano Gerador de Benefícios Livres: o Imposto de Renda incide sobre todo o valor acumulado no momento do resgate.
– Vida Gerador de Benefícios Livres: o desconto do Imposto de Renda é feito apenas sobre os rendimentos.
– Tabela Regressiva: quanto mais tempo permanecer no investimento, menor será a alíquota.
– Tabela Progressiva: o investimento é tributado na fonte a uma alíquota de 15% e após o resgate há um ajuste que segue a tabela progressiva do Imposto de Renda.
Liquidez
Outro grande benefício dessa modalidade é a liquidez que ela oferece. Caso você tenha algum imprevisto e precise resgatar os aportes já realizados, isso é possível, desde que seja feito depois do período de carência.
Isso, novamente, reforça a importância de ler com atenção o contrato para verificar como funciona o resgate do dinheiro, assim como a tributação nesses casos.
Não entra no inventário
Esse produto não entra no inventário, o que o torna um bom investimento para sucessão patrimonial.
Caso o titular venha a falecer, o dinheiro é transferido para os beneficiários escolhidos de forma rápida e prática, sem grandes burocracias.
Vale a pena investir em previdência privada?
Já sabendo o que é previdência privada e todas as vantagens que ela oferece, você deve estar se perguntando se investir nessa modalidade realmente vale a pena.
A verdade é que é impossível responder isso sem saber exatamente quais são os seus objetivos e qual o tipo de investidor que você é.
Se você desejar fazer aportes mensais e ter um retorno rapidamente, essa modalidade não é a mais recomendada. Mas se você quiser algo estável, seguro e a longo prazo, ela pode ser ideal.
Se você quer saber mais sobre previdência privada, entre em contato comigo. Sou assessor de investimentos credenciado à XP Investimentos e posso auxiliar você a ter mais segurança financeira através da análise de perfil e de risco da sua carteira.