O assessor de investimentos é o profissional que, com seus conhecimentos e experiência, irá sugerir uma carteira que combine com o seu estilo e com os seus objetivos.
Ao longo dos anos, a sua popularidade aumentou, o que está ligado com o aumento de investidores no Brasil.
De acordo com o InfoMoney, entre dezembro de 2020 e 2021 houve um aumento de 56% no número de investidores. No total, são mais de 5 milhões de contas para fazer aportes em renda variável.
Isso mostra que o brasileiro está mais preocupado com suas finanças, assim como frisa a importância do assessor de investimento. Continue lendo para saber mais sobre esse profissional e veja quando é necessário contratá-lo.
O que é um assessor de investimentos?
O assessor de investimentos é um profissional que possui ampla experiência no mercado financeiro, tem o conhecimento necessário para atuar nele e possui a certificação ANCORD, que garante sua atuação no mercado.
É ele que auxilia a determinar o momento ideal para investir, as tendências atuais, o tipo de aporte mais recomendado para os seus objetivos e perfil e traz informações relevantes para ajudar nas escolhas.
Isso quer dizer que ele irá mostrar as opções disponíveis, discutir sobre os possíveis resultados e os riscos e você fará a escolha.
Ou seja, o papel do assessor de investimentos é mostrar quais são as opções disponíveis para o seu perfil, falar mais sobre cada uma delas e apresentar as tendências sem direcionar ou ter um interesse por trás.
Também é ele que avalia o desempenho das ações e recomenda opções dentro da carteira, como destinar mais dinheiro para um tipo de investimento ou retirar em um momento de recessão, por exemplo.
De forma geral, é o assessor de investimentos que acompanha e ajuda a manter o controle das aplicações feitas.
Qual a sua importância?
O mercado financeiro é um tanto quanto complicado, principalmente para quem não entende os termos da área e está começando a estudar agora.
Saber como avaliar as ações a partir do seu risco e da sua lucratividade pode ser difícil. Como consequência, os investimentos podem trazer prejuízos quando feitos sem o devido auxílio.
O assessor de investimentos, então, atua para apresentar opções dentre as aplicações mais rentáveis, minimizar o risco e manter os aportes dentro do seu perfil.
Além disso, esse profissional também incentivará a diversificação da carteira e apresentará opções de acordo com o seu perfil de investidor.
Quando procurar um assessor de investimentos?
Não existe um momento certo para procurar um assessor de investimentos. Há pessoas que procuram quando desejam começar a fazer aplicações, mas também há aquelas que já investem e desejam ampliar a sua carteira.
Dessa forma, esse profissional deve ser contactado sempre que houver dúvidas sobre as aplicações mais recomendadas para si.
Mas assim como você não confiaria em qualquer mecânico para cuidar do seu carro, também é preciso ter cuidado na hora de recorrer a um assessor de investimentos.
É importante buscar por um profissional que realmente seja qualificado e tenha experiência no mercado financeiro. A atividade de assessor de investimentos é regulamentada pelo governo e possui regras para sua atuação, desconfie de quem não apresenta as certificações adequadas.
Além disso, você pode consultar junto à corretora que o assessor representa se ele faz parte da lista de credenciados e se possui a certificação ANCORD.
Desse modo, você garantirá que será bem orientado e terá em mãos todas as opções viáveis para fazer uma boa escolha.
Conte comigo para isso! Sou um assessor de investimento credenciado a XP Investimentos e posso ajudar você a ter mais resultados com suas aplicações. Entre em contato para saber mais sobre o meu trabalho.