Quem deseja investir em renda fixa para ter mais segurança e previsibilidade, sempre se pergunta qual rende mais: CDI ou poupança?
É complicado responder isso já que é necessário levar outras características de cada um desses investimentos, como a inflação e a taxa de juros do período, além do prazo de vencimento do investimento.
Dessa forma, não há exatamente um que seja melhor que o outro, apenas o que é mais recomendado para o perfil e os objetivos do investidor.
Continue lendo para saber mais e entender como escolher entre CDI ou poupança.
Afinal, qual rende mais: CDI ou poupança?
Para entender se CDI ou poupança oferece mais rentabilidade, deve-se saber mais sobre cada um deles. Confira.
Rendimentos do CDI
A sigla CDI significa Certificado de Depósito Interbancário e é um investimento emitido por bancos. Basicamente, é um tipo de empréstimo que uma instituição financeira faz para a outra.
Esse empréstimo ocorre porque o Banco Central não permite que os bancos finalizem um dia com o rendimento abaixo de zero.
Vale ressalta que não é possível uma pessoa investir em CDI, esse certificado é apenas uma referência para investimentos de renda fixa, como é o caso do:
- CDB: ocorre quando há a alocação de verba diretamente para uma instituição financeira,
- LCI: investimento focado no mercado imobiliário,
- LCA: investimento para o setor do agronegócio.
Em relação a sua rentabilidade, isso dependerá diretamente do rendimento escolhido, que é mostrado em porcentagem, assim como das oscilações nessa taxa referencial.
Saiba mais sobre taxas de investimentos
Neste ano, o CDI teve uma grande variação, indo de 9,15% ao ano (em janeiro) para 13,65% ao ano (em agosto), o que mostra a volatilidade desse referencial.
É importante também entender que há títulos que são prefixados e seguem a mesma taxa de juros durante todo o período, assim como há aqueles que a rentabilidade varia de acordo com as taxas do mercado. Outra opção são os híbridos, que juntam essas duas opções para criar títulos mais estáveis.
Rendimentos da poupança
Para escolher entre CDI ou poupança, é importante entender mais sobre essa segunda opção.
A poupança é, de forma geral, um investimento mais tradicional que faz parte da vida de grande parte dos brasileiros.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais mostrou que 23% dos brasileiros colocam suas economias nessa categoria de investimento.
Apesar da sua popularidade, sua rentabilidade não é tão alta e também sofre variações de acordo com diversos fatores. Atualmente, essa taxa está abaixo de 7% ao ano, inferior ao CDI.
Dessa forma, se você está em dúvida entre CDI ou poupança em relação à rentabilidade, a primeira apresenta maiores resultados atualmente.
Como começar a investir?
Se você está entre os 23% de brasileiros que colocam todo o seu dinheiro em uma poupança e deseja mudar isso, o investimento em títulos de renda fixa é uma alternativa segura e rentável.
Entre as diversas opções estão aquelas em que o CDI é utilizado como taxa de investimento, como é o caso do CDB, LCI e LCA, como já falado.
Para iniciar os aportes, deve-se realizar o cadastro em uma corretora de confiança, como é o caso da XP Investimentos.Se você deseja saber mais, entre em contato comigo e saiba mais sobre os investimentos em CDI ou poupança.