Como é possível alcançar um lucro como o da Renda Variável e ainda assim manter a segurança da Renda Fixa? Neste artigo vamos explicar todos os detalhes que você precisa saber para fazer isso.
Você também pode ter em sua carteira este método consolidado e adotado por vários gestores renomados de fundos de investimento.
Normalmente, quando falamos em renda fixa os investidores pensam em retornos compatíveis com o momento da economia e o praticado pelos bancões de uma forma geral.
É normal encontrar investidores buscando o diferencial na melhor taxa de remuneração encontrada. Porém, com a alta de juros, um dos tipos de renda fixa começa a se tornar cada vez mais interessante.
Inflação
O tipo de renda fixa tratada neste artigo é a que tem sua remuneração atrelada à inflação.
O mais encontrado no mercado são títulos de inflação que possuem a sua remuneração ligada ao IPCA somado a uma correção prefixada, exemplo: IPCA+4% a.a.
Devido a esta característica, o retorno destes títulos varia de acordo com o momento do mercado, sendo o retorno dos títulos diretamente proporcional à expectativa futura dos juros e a taxa de juro praticada pelo Banco Central no momento.
Simplificando, se temos um cenário estável, uma expectativa de inflação de 4% durante o ano e a taxa de juros está em 7% ao ano, muito provavelmente teremos os títulos ligados ao IPCA apresentando taxas de IPCA+3% a.a., ou seja, somando o IPCA com sua taxa prefixada, temos um valor próximo da taxa de juros praticada no período.
Liquidez e Marcação a mercado
Para viabilizar este investimento, somente garantir que o indexador seja a inflação não basta, também precisamos que os títulos tenham liquidez diária, para vendê-los quando o momento for favorável.
A maior parte dos títulos com liquidez não têm sua valorização fixa. Seu valor se altera de acordo com as condições do mercado no momento da avaliação. Esta forma de medir o valor dos títulos é conhecida como “marcação a mercado”.
Os títulos bancários mais conhecidos, como CDBs, LCIs e LCAs, não conseguem alinhar a liquidez diária com a rentabilidade para oferecer este tipo de investimento.
Após as características mais básicas serem apresentadas anteriormente, precisamos projetar os cenários onde temos uma boa janela de oportunidade para este investimento.
Se as taxas prefixadas vão se adaptando de acordo com a taxa de juros, o IPCA e as expectativas futuras destas taxas, sabemos que quando os juros estão baixos e suas expectativas não são de alta, temos títulos de IPCA somados a uma taxa prefixada de menor magnitude, por exemplo IPCA+2% a.a.. Seguindo o raciocínio apresentado nos parágrafos anteriores, se o IPCA esperado estiver na casa dos 3% no ano, é muito provável que temos uma taxa de juros vigente em 5% a.a., somando o IPCA com seu prefixado, podemos observar que é equivalente a taxa de juro.
Em um cenário oposto, com as taxas e expectativas estáveis, mas em alta, podemos ter um cenário onde os títulos estejam com as taxas em IPCA+5% a.a., a inflação esperada em 8% no ano, e a taxa de juros em 13% a.a., novamente temos um cenário onde somando o IPCA e o prefixado, observamos um valor equivalente a taxa de juros praticada.
Ganho de capital
Levando em consideração que podemos adquirir títulos com taxas mais altas durante a alta da taxa de juros e temos a opção de vender estes títulos no mercado secundário, se no futuro as taxas diminuírem, esta estratégia pode gerar ganho de capital (ágio), caso seja realizada a venda do título antes de seu vencimento.
O cenário inverso também pode ocorrer, o que resultaria na perda de capital (deságio), caso um título de inflação seja comprado com a taxa mais baixa e seja vendido em um momento de taxas mais altas.
Uma das características que define qual será a intensidade da valorização ou desvalorização de um título é o seu prazo de vencimento. Quanto maior o prazo até o vencimento, menor será a certeza com relação ao cenário da economia no vencimento, portanto, também é natural que a variação do valor dos títulos longos seja mais alta.
Redução de custos operacionais
Atualmente, na XP conseguimos isentar as taxas de custódia dos títulos que apresentam viabilidade nas operações de geração de ágio com títulos de renda fixa, normalmente temos uma taxa que as plataformas cobram por manter estes títulos em custódia.
Pagamento de cupons
Já pensou em receber pagamentos recorrentes com aplicações de Renda Fixa?
A grande maioria dos títulos ligados à inflação pagam cupom (juros) regularmente. Sua periodicidade varia, sendo semestral e anual as frequências mais encontradas.
Um tipo de título em particular tem a característica de pagar 6% a.a. (aproximadamente 2,96% ao semestre), porém os pagamentos são realizados semestralmente sobre o valor nominal atualizado (valor de face do título).
Recebimento trimestral de cupons
Com estes títulos conseguimos pagamento de cupons trimestrais, isso porque os títulos com vencimento em anos pares têm seus cupons (juros) pagos em agosto e fevereiro e os com vencimento em anos ímpares, pagam em maio e novembro.
Para fazer essa operação basta comprar títulos de ano par e de ano ímpar, com isso, recebe cupons trimestralmente de fevereiro a novembro.
Trouxemos abaixo a carteira de uma das mais tradicionais Gestoras de Recursos brasileira, a Verde.
O principal fundo da casa já tem 25 anos e acumula rendimentos de 19.910,36% no período, equivalente a 2.405,38% do CDI no mesmo período.
Atualmente, a gestora tem grandes posições em títulos que possibilitam fazer esta operação, e olhando a data de compra de alguns dos títulos que eles possuem em seu portfólio, podemos ver que esta estratégia é recorrente na gestão deste fundo.
Composição em Abril/2022 do Fundo Verde AM Patrimônio Master FIM
21,01% | Cotas de Fundos |
1,10% | Debêntures |
14,61% | Invest. No Exterior |
56,46% | RF IPCA |
6,66% | RF CDI |
0,16% | Outros |
100,00% | TOTAL |
Acesse o material completo: Carteira Verde
Conte com um assessor de investimentos
E aí, vamos investir? Fale com um profissional especializado em investimentos que irá te apresentar as melhores opções disponíveis, para você investir com segurança e tranquilidade.
Entre em contato com a InvestSmart XP e conte com a nossa equipe para saber mais sobre investimentos.