Quando falamos sobre o que é previdência privada, normalmente pensamos em pessoas mais velhas que estão preocupadas com o seu futuro, mas isso é um grande mito. Qualquer pessoa, independentemente da faixa etária, pode investir nessa modalidade.

Há instituições que permitem que até mesmo crianças possam fazer esse investimento, sem necessariamente precisar fazer aportes mensalmente ou dentro de um período definido. Como já falado, é possível personalizar o plano dentro dos seus desejos e necessidades.

Não possui come-cotas

Todos os fundos da previdência privada são colocados em investimentos de renda fixa e variável, por isso, é comum encontrar pessoas que se preocupam com o come-cotas.

Essa taxa é cobrada semestralmente sobre todos os rendimentos produzidos por meio de fundos, sendo recolhido no último dia útil de maio e novembro.

No caso dessa modalidade, isso não acontece, uma vez que há a ausência de come-cotas. Mas atenção: isso não quer dizer que não há tributação!

A previdência privada permite que o investidor escolha sua modalidade de tributo:

Plano Gerador de Benefícios Livres: o Imposto de Renda incide sobre todo o valor acumulado no momento do resgate.

Vida Gerador de Benefícios Livres: o desconto do Imposto de Renda é feito apenas sobre os rendimentos.

Tabela Regressiva: quanto mais tempo permanecer no investimento, menor será a alíquota.

Tabela Progressiva: o investimento é tributado na fonte a uma alíquota de 15% e após o resgate há um ajuste que segue a tabela progressiva do Imposto de Renda.

Liquidez

Outro grande benefício dessa modalidade é a liquidez que ela oferece. Caso você tenha algum imprevisto e precise resgatar os aportes já realizados, isso é possível, desde que seja feito depois do período de carência.

Isso, novamente, reforça a importância de ler com atenção o contrato para verificar como funciona o resgate do dinheiro, assim como a tributação nesses casos.

Não entra no inventário

Esse produto não entra no inventário, o que o torna um bom investimento para sucessão patrimonial.

Caso o titular venha a falecer, o dinheiro é transferido para os beneficiários escolhidos de forma rápida e prática, sem grandes burocracias.

Vale a pena investir em previdência privada?

Já sabendo o que é previdência privada e todas as vantagens que ela oferece, você deve estar se perguntando se investir nessa modalidade realmente vale a pena.

A verdade é que é impossível responder isso sem saber exatamente quais são os seus objetivos e qual o tipo de investidor que você é.

Se você desejar fazer aportes mensais e ter um retorno rapidamente, essa modalidade não é a mais recomendada. Mas se você quiser algo estável, seguro e a longo prazo, ela pode ser ideal.

Se você quer saber mais sobre previdência privada, entre em contato comigo. Sou assessor de investimentos credenciado à XP Investimentos e posso auxiliar você a ter mais segurança financeira através da análise de perfil e de risco da sua carteira.