A soja é um dos principais produtos do agronegócio brasileiro, e investir em soja pode ser uma maneira de diversificar sua carteira.
Continue lendo e saiba um pouco mais sobre o que são commodities, a produção de soja no Brasil, e maneiras de investir em soja.
O que são commodities?
Por definição as commodities são insumos pouco processados ou em estado bruto produzidos em larga escala e sem perder a qualidade, sendo divididas entre “soft” que são produtos que podem ser consumidos ou utilizados como matéria-prima e “hard” que são matérias-primas e recursos naturais que podem ser extraídos ou minerados.
As commodities são basicamente classificadas em: Agrícolas (Ex: soja), Químicas (Ex: sulfato de sódio), Minerais (Ex: petróleo), Financeiras (dólar); Ambientais (água); e energéticas (Ex: energia elétrica).
As commodities são a base da economia mundial por sua grande maioria ser estocada sem perdas de qualidade e possuírem características muito semelhantes de um produtor para outro e por isso elas são facilmente negociadas e tem o seu preço atrelado ao dólar.
Seus preços variam diariamente e são definidos pela lei da oferta e demanda, logo, se cai o preço de determinada commodity ocorre uma redução na demanda mundial e se aumenta o preço ocorre uma alta na demanda mundial.
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia vem aumentando ainda mais os preços das commodities. De um lado a Rússia que é um forte fornecedor de petróleo, grãos, gás e metais e do outro a Ucrânia que também é uma grande produtora de produtos agrícolas.
A soja no Paraná e no Brasil
O grão de soja possui uma grande versatilidade na aplicação. Utilizada na indústria química como base para plásticos, adesivos, cosméticos, entre outros. Na fabricação de alimentos como massas, maionese, margarina, entre outros. Além de ser fundamental na composição do Biodiesel e de parte do farelo ser utilizado na composição da ração animal.
O Paraná é o terceiro maior do grão, ficando atrás do Mato Grosso que é o maior produtor e do Rio Grande do Sul. O Estado, por sua vez, produziu 19,872 milhões de toneladas com uma área plantada: 5,618 milhões de hectares segundo a CONAB (Levantamento de 05/2021).
O Brasil lidera as exportações e é o maior produtor mundial do grão produzindo 135,409 milhões de toneladas e com uma área plantada: 38,502 milhões de hectares segundo a CONAB (Levantamento de 05/2021).
No mundo a soja representa uma produção de 362,947 milhões de toneladas com uma área plantada: 127,842 milhões de hectares, de acordo com a USDA (08/06/2021).
O maior volume de soja que sai do país vai para a China que, além da utilização na fabricação de alimentos, utiliza o farelo como base na alimentação de aves e suínos.
Como investir em ativos atrelados a soja
- Via mercado acionário: é possível investir em empresas ligadas às commodities agrícolas listadas no Ibovespa. São elas: Boa Safra Sementes (SOJA3), Camil (CAML3), São Martinho (SMTO3), SLC Agrícola (SLCE3), Três Tentos Agro (TTEN3).
- Mercado Futuro: os participantes se comprometem a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado para a liquidação em data futura. Muito utilizado pelos produtores e pela indústria para realizar hedge (proteção em relação a oscilação dos preços), a estratégia também é utilizada para ganho de capital onde o objetivo é obter ganhos com a oscilação diária, lembrando que as commodities não exigem a entrega física, logo, investir em soja é um investimento acessível para os demais investidores do mercado. A sigla da Soja é SJC, com os respectivos vencimentos: Março (H), maio (K), junho (M), julho (N), agosto (Q), setembro (U) e novembro (X). Então, SJCM2023 corresponde ao contrato futuro de soja com vencimento em junho de 2023.
- Renda Fixa: CRAs (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) emitidos por securitizadoras e as LCAs (Letras de Crédito do Agronegócio) emitidas por bancos e instituições financeiras são ativos de renda fixa que por financiarem o setor e incentivarem a economia nacional são isentos de imposto de renda para a pessoa física, são outras maneiras de se investir em soja.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como investir em soja, é hora de começar a colocar em prática.
Conte com nossa equipe para dar o primeiro passo. Entre em contato para saber como podemos auxiliar você a realizar esse investimento.